No segundo post da série "Verde por dentro e por fora" não vamos escrever muito a respeito do produto - nesse caso, celulares - mas sim sobre atitude que envolve o seu uso.
![]() |
Este não é único modelo ecológico. Mas e sua atitude em relação ao seu celular, é verde? |
Já existem no mercado modelos de celulares feitos a partir de materiais reciclados e ecológicos, como o da foto.
No entanto, não dá para comprar o último modelo ecológico e manter os hábitos de sempre ao usá-lo. O que precisamos mudar é a atitude.
Que tal recarregar a bateria do seu celular conforme as instruções do fabricante? Ou delisgar o dito cujo na hora de dormir (a hora do sono é uma hora sagrada)? E mantê-lo no modo de economia de energia?
Essas são só algumas dicas para prolongar a vida útil da bateria. Mas ser verde não quer dizer somente poupar energia ou recursos naturais. Ser verde é cuidar do meio ambiente, não só as árvores, bichinhos e laguinhos, mas também o lugar onde vivemos, por mais cinza que as cidades possam parecer.
Baixar o volume ou usar fone de ouvido quando estiver ouvindo música em locais públicos, como ônibus, trens e afins; desligá-lo em ocasiões que assim o pedem (cinema, teatro, reuniões, sala de aula); usá-lo somente em situações de emergência e de extrema necessidade, afinal, economiza-se energia e dim dim também.
Esses são exemplos que podem ajudar a melhorar a convivência entre as pessoas, afinal quem não se estressou com um engraçadinho que insistiu em ouvir música alta o caminho inteiro do busão, justo naquele dia em que você estava com a maior dor de cabeça?
![]() ![]() |
As carteiras "Verde Assim" são feitas a partir de material reciclado e têm bolsinhos internos para as moças que não largam seus celulares. Para mais modelitos acesse nossa página no Orkut |
Enfim, dá para ser verde mesmo usando um celular "antigo" (sabe aquele da semana passada?), basta praticar a atitude verde.
![]() |
Pontos de coleta de celulares aposentados no ABC, onde nasceu a "Verde Assim" |
E se mesmo assim você ficou com vontade de trocar o seu aparelho, procure um lugar adequado para descartar a bateria e os outros componentes do seu celular. Uma boa dica é o site E-lixo Maps, fácil de navegar e que nos mostra os lugares mais próximos para descartarmos não só celulares, mas todos os tipos de lixo eletrônico. Basta digitar seu CEP e o tipo de material que deseja descartar e voilà... surge o pontinho no mapa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário