terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Verde por dentro e por fora - Celulares

No segundo post da série "Verde por dentro e por fora" não vamos escrever muito a respeito do produto - nesse caso, celulares - mas sim sobre atitude que envolve o seu uso.


Este não é único modelo ecológico.
Mas e sua atitude em relação ao seu celular, é verde?

Já existem no mercado modelos de celulares feitos a partir de materiais reciclados e ecológicos, como o da foto.   

No entanto, não dá para comprar o último modelo ecológico e manter os hábitos de sempre ao usá-lo. O que precisamos mudar é a atitude.

Que tal recarregar a bateria do seu celular conforme as instruções do fabricante? Ou delisgar o dito cujo na hora de dormir (a hora do sono é uma hora sagrada)? E mantê-lo no modo de economia de energia?

Essas são só algumas dicas para prolongar a vida útil da bateria. Mas ser verde não quer dizer somente poupar energia ou recursos naturais. Ser verde é cuidar do meio ambiente, não só as árvores, bichinhos e laguinhos, mas também o lugar onde vivemos, por mais cinza que as cidades possam parecer.

Baixar o volume ou usar fone de ouvido quando estiver ouvindo música em locais públicos, como ônibus, trens e afins; desligá-lo em ocasiões que assim o pedem (cinema, teatro, reuniões, sala de aula); usá-lo somente em situações de emergência e de extrema necessidade, afinal, economiza-se energia e dim dim também.

Esses são exemplos que podem ajudar a melhorar a convivência entre as pessoas, afinal quem não se estressou com um engraçadinho que insistiu em ouvir música alta o caminho inteiro do busão, justo naquele dia em que você estava com a maior dor de cabeça?
 
As carteiras "Verde Assim" são feitas a partir de material reciclado e têm bolsinhos internos para as moças que não largam seus celulares. Para mais modelitos acesse nossa página no Orkut
Enfim, dá para ser verde mesmo usando um celular "antigo" (sabe aquele da semana passada?), basta praticar a atitude verde.


Pontos de coleta de celulares aposentados
no ABC, onde nasceu a "Verde Assim"
E se mesmo assim você ficou com vontade de trocar o seu aparelho, procure um lugar adequado para descartar a bateria e os outros componentes do seu celular. Uma boa dica é o site E-lixo Maps, fácil de navegar e que nos mostra os lugares mais próximos para descartarmos não só celulares, mas todos os tipos de lixo eletrônico. Basta digitar seu CEP e o tipo de material que deseja descartar e voilà... surge o pontinho no mapa!

Nenhum comentário: